whatsapp

Planejamento Tributário 2021 – A hora é agora!

O fim deste ano atípico e extremamente desafiador está chegando. Assim como para muitas pessoas, também para o mundo empresarial – em grande parte combalido, mas não vencido – é tempo de fazer um grande balanço e traçar as metas para 2021. O ano por vir ainda traz algumas incertezas e limitações, mas, também, novas oportunidades, destacadamente aquelas que surgiram em meio às transformações que estamos testemunhando e vivenciando.

O sucesso no ano novo, em que se esperam a superação da pandemia e a retomada econômica, pede estratégias. Uma delas, o Planejamento Tributário, ajuda a garantir economia e bons resultados a empresas de todos os portes.

“O Planejamento Tributário é sobre programar o futuro, mas também analisar o passado da empresa”, afirma a advogada Danielle Vitorino, da equipe do escritório Bruno Junqueira Consultoria Tributária e Empresarial. “Se a empresa vem recolhendo tributos de forma equivocada, podemos pleitear a restituição. Em relação ao futuro, é sobre definir a melhor forma de ela se posicionar, sempre dentro da legalidade, mas recolhendo o mínimo possível, afinal, os encargos nos País já são extremamente altos”.

Segundo a advogada, a primeira etapa do planejamento tributário consiste na análise do enquadramento e do tipo societário da empresa, para que se definam quais tributos e de que forma eles serão recolhidos. “Quando se verifica que o quadro societário não é o mais viável, e/ou a empresa está gastando mais do que deveria, então a gente indica a troca para um melhor, de acordo com o tipo de produto que ela oferece ou serviço que ela presta – o que já pode gerar uma economia de tributos”, diz Danielle.

Em seguida, verifica-se de que maneira a empresa recolheu os tributos no decorrer dos anos. “Se identificamos equívocos, já entramos com as opções jurídicas de recuperação de créditos, por via administrativa ou judicial, relativos aos últimos cinco anos”, explica a advogada.

Recuperar os tributos pagos de forma indevida ou a maior é uma forma de a empresa fazer caixa e ganhar fôlego, especialmente nestes tempos difíceis.

Entretanto, sem desconsiderar as vantagens econômicas pontuais que um bom planejamento tributário traz para as empresas, a advogada ressalta que os impactos positivos são ainda mais amplos e estratégicos.

“Quando o empresário pensa em Planejamento Tributário, é comum que ele pense basicamente em redução de custos. E ele está certo. A empresa busca um escritório qualificado como o nosso para recolher menos, recolher corretamente. Mas, por trás disso, existe um trabalho muito maior, que envolve uma equipe multidisciplinar – de advogados especialistas, contadores – que ajuda a melhorar o desempenho da empresa como um todo, ao demonstrar o que ela deve fazer para atuar dentro da legalidade, o que ela pode fazer para se posicionar melhor e, até mesmo, para se manter no mercado e ser mais competitiva, visto que a concorrência é grande”, finaliza a advogada.

➡️ Quer saber mais sobre como fazer o Planejamento Tributário da sua empresa, preparando-a para 2021? Entre em contato. Teremos muita satisfação em atender você!

Bruno Junqueira – Consultoria Tributária e Empresarial #resultados
brunojunqueiraconsultoria.com.br

Brasília – DF: (61) 3253-6931⠀⠀⠀
Belo Horizonte – MG: (31) 2555-5004⠀⠀⠀
Porto Alegre – RS: (51) 3378-1000⠀⠀⠀
São Paulo – SP: (61) 3253-6931⠀⠀⠀
Goiânia – GO: (62) 3142-2600